quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A PREPARAÇÃO FÍSICA NA PRATICA DO "KEN-TAI BRASIL"






"A PREPARAÇÃO FÍSICA NA PRATICA DO “KEN-TAI BRASIL”:

A execução dos exercícios pode ser mais fácil ou mais difícil conforme a coordenação neuromuscular necessária para a sua execução. Assim os exercícios classificam-se em exercícios de coordenação simples ou fácil e complexa ou difícil. As atividades físicas se fundamentam em um processo constituído por exercícios físicos. Esses exercícios obedecem a diferentes técnicas de movimentos, as mais usadas segundo a educação física, constatado em pesquisa são: Movimento conduzido, movimento balanceado, lançado, ondulado e movimento natural;
a) Movimento conduzido: É aquele em que a concentração muscular é prolongada e a força resultante age continuamente durante a amplitude do movimento.
b) Movimento balanceado: É aquele em que a contração muscular é instantânea e o deslocamento do segundo é feito em seguida pela quantidade de movimento adquirido.
c) Movimento natural: É aquele fundamentado nos movimentos instintivos do ser humano; basea-se em pressupostos naturais e viram objetivos de natureza utilitária, tais como: caminhar, correr, saltar, etc.
Os princípios para uma boa preparação física também envolvem formas de trabalho que é a maneira como determinado processo ou exercício é aplicado em termo de organização dos aprendizes e também pelas características diversas como é feito. Temos as seguintes formas;
a) Forma individual de trabalho: É aquela em que o exercício é executado por uma única pessoa, individualmente. Ela se realiza sem ajuda nem oposição, ao próprio ritmo do aprendiz ou a um ritmo imposto pelo professor. Serve para desenvolver o gosto pelo esforço pessoal e provoca o desejo de continuar este esforço da aula dirigida.
b) Forma de trabalho em pequenos grupos: É aquela que mobiliza 2,3 ou excepcionalmente 4 aprendizes para a realização do exercício. Esta forma implica obrigatoriamente a idéia de ajuda, cooperação, participação, assistência, iniciativa, responsabilidade, etc. e exige a colaboração indispensável entre os companheiros mesmo quando esses se acham numa função de oponentes.
c) Forma coletiva de trabalho: É aquela em que há certa intervenção e interferência entre os executantes de um exercício e quando o numero de participantes é superior a cinco. Toda vez que apresentamos uma organização coletiva é com a intenção de iniciação ou de aperfeiçoamento. Uma forma de “KEN-TAI BRASIL” na qual é praticada livremente passa a ser uma forma coletiva de trabalho, desde o momento em que o professor solicita aos aprendizes que se ajuste a certas exigências tendentes a explicação de uma técnica ou uma tática determinada.
d) Forma jogada de trabalho: É aquela em que há competição, concorrência. Pode ser de organização individual ou coletiva, com uma ou várias regras dominantes que regem o exercício ou atividade física, no curso da qual o aprendiz pratica com plena liberdade de ação, objetivando superar a si mesmo ou a uma equipe.
e) Forma rítmica de trabalho: A finalidade do ritmo é despertar nos aprendizes de “KEN-TAI BRASIL” o desejo de haver desenvolvido suas faculdades emotivas e sua imaginação.
I. O efeito do menor movimento adaptado a um ritmo é o resultado de um conjunto complexo de atividades de coordenação motriz.
II. Põe em vibração todo sistema nervoso: o aparelho sensorial conduz ao cérebro o estimulo inicial, o cérebro o elabora o todo, o faz inconscientemente, o grava na memória e transmite aos músculos a ordem pela qual o movimento se realiza no espaço.
III. A forma de trabalho rítmica acostuma a criança a conhecer-se a si mesmo como instrumento do ritmo; Quer dizer, ela ajuda à consciência a manipulação intima do seu ser, das resistências que o corpo opõe a vontade. Esta tomada de consciência acessível à criança a partir dos cinco ou seis anos é a primeira forma de conhecer-te a si mesmo, condições físicas pessoal.
f) Forma recreativa de trabalho: É aquela em que o professor procura criar situações que levem o aprendiz ter interesse e sentir satisfação pela pratica do exercício físico, sem que haja competição mesmo lançando mão das formas anteriormente expostas. A forma recreativa é caracterizada pelo espírito com que é aplicada.
Devemos assumir métodos importantes para atingirmos os objetivos da preparação física assim como, adotarmos certos procedimentos:
ü O conteúdo do “KEN-TAI BRASIL” é selecionado visando à adaptabilidade biológica e adequado ao estagio de desenvolvimento da criança e não impõe formas de atividades próprias dos adultos.
ü No “KEN-TAI BRASIL” a criança é levadas a alcançar o domínio de técnicas mediante a execução das mesmas.
ü No “KEN-TAI BRASIL” a criança é levada a aprender a assimilar movimentos complexos como um todo e não fracionado.
O professor deve saber adaptar-se a condição e capacidade momentânea de cada criança individualmente e de todo o grupo, como também saber compreendê-los com simpatia. Devemos fazer com que a criança adquira certas habilidades como correr, saltar, chutar, socar, defender, assim como a habilidade de se adaptar a um colega e a capacidade de se expressar individualmente, com isso estabelecendo alguns princípios básicos como os seguintes métodos:
a) O método de ser natural: A fim de exercer sobre a criança um efeito realmente duradouro, todo o método deve basear-se em seus desejos espontâneos e as correspondentes manifestações do movimento dessa forma adaptando-se a tendência natural do desenvolvimento infantil.
b) Deve-se aproveitar a fase propicia de domínio expressivo dos movimentos: A
fase de desenvolvimento a qual a criança adquire inconscientemente o domínio de seus movimentos deve ser utilizada para realçar sua educação física estabelecendo tarefas apropriadas para ela.
ü O exercício leva o domínio dos movimentos, e esta segurança permite que a criança mova-se com liberdade e sinta prazer do domínio de seu corpo em ação. A expressão dessa realização é uma integração entre a experiência física que vai desde o movimento grosseiro até o movimento finalmente executado.
c) O respeito à faixa etária e suas experiências: Cada etapa de desenvolvimento da criança requer um plano adequado de exercícios. É muito importante propiciar oportunidades para que a criança possa expressar-se expontâneamente mediante o movimento. Este sentido de relações corporais nos movimentos pode conduzir a uma apreciação consciente da postura e uma harmonia de movimentos.
d) O método de ensinamento do “KEN-TAI BRASIL” está de acordo com o nível de desenvolvimento da criança: O objetivo de um método de exercitação física é uma situação complexa e não um exercício isolado. O professor de “KEN-TAI BRASIL” deve escolher motivos de movimentos dentro do campo de experiência e imaginação da criança, procurando servir a um verdadeiro fim educativo, por exemplo, a forma com que o gato se aproxima de um objeto, o salto da lebre.
e) A atividade a serviço da educação: O método de ensinamento do “KEN-TAI BRASIL” está a serviço da educação geral da criança e estimula-a a desenvolver a iniciativa.
f) O método deve enfatizar a educação sobre o sentido rítmico: O desenvolvimento da adaptabilidade da criança as técnicas de “KEN-TAI BRASIL” e sua experiência rítmica aumentam a capacidade individual para expressar-se e estimula a sua atividade criadora.
A criança dos 3 aos 6 anos passa por um período de transição, no qual ela sai dos trabalhos de recreação para trabalhos que lhes cobram um pouco mais de responsabilidade de forma gradativa. Nesse período devemos observar que a criança caminha corre brinca segura de seus gestos, mas não devemos nos esquecer de que essa mesma criança não tem e nem deve lhe ser cobrado responsabilidade que não lhes compete. A introdução da criança a uma modalidade esportiva deve ser de forma gradual e cuidadosa, pois, há fatos importantes que devemos atentar, como por exemplo: a sua formação intelectual, seu porte físico, suas reações ao primeiro contato com outras crianças da mesma idade, seu comportamento uma vez que a criança está sendo inserida num espaço desconhecido e fora do convívio direto com os pais. A criança vai aprender a cuidar de suas pequenas coisas, a entender que o mundo não é só no convívio familiar e que ela é igual á muitas crianças de sua idade.
Às vezes é difícil para a criança adaptar-se a essa troca repentina de atividades, principalmente porque lhe será cobrado uma disciplina na qual ela terá que dividir com outras crianças na forma de uma competição pessoal e sem discriminação, e é ai que o bom profissional faz a diferença, juntamente é claro, com a ajuda dos pais que devem confiar no trabalho realizado pelos professores e incentivar a criança dando lhes motivação.
As atividades físicas devem ser aplicadas de forma a habituar a criança à vida além de ajudá-la a aperfeiçoar sua força, seus extintos, o sentido de espaço e da medida, conciliando tudo isso a auto defesa.
O objetivo do “KEN-TAI BRASIL” além de proporcionar ao aluno a alto-disciplina e conhecimentos de autodefesa, é também de auxiliar o desenvolvimento psico-social como: Área cognitiva: Memória, atenção.
Área sócio-afetiva: Relacionamento com o grupo, controle das emoções, interesse e iniciativa.
Área da linguagem: Oral e gesticulação.
Área Motora: Equilíbrio, coordenação e lateralidade. Bem como a influência no desenvolvimento psicológico, biológico e social de seus praticantes.
Para desenvolvermos todas essas áreas dentro da atividade física são muito importante o que foi citado anteriormente, a participação efetiva dos pais que devem sempre acompanhar junto com o professor o desenvolvimento dos filhos sem excessivas cobranças para não desestimular a criança.
Cada atividade física inicia-se em uma posição básica na qual se transforma em inúmeras outras posições com movimentos e ritmos diferentes. É importante que a criança trabalhe com suas próprias forças e que seja treinada gradativamente, começando com poucos exercícios e intervalos de descanso, sempre que possível estimular a criança com exercícios recreativos, para que ao final da aula a mesma não saia cansada, mas sim feliz e com vontade de voltar na próxima aula com a certeza de que irá aprender muito mais coisas que naquela aula.
As atividades físicas no “KEN-TAI BRASIL” visam desenvolver e aperfeiçoar os principais fatores que são:
a) Força: Quando através do exercício exercemos tensão contra uma resistência;
b) Resistência: Quando o exercício é praticado prolongadamente, capacitando o corpo a suportar os esforços despendidos;
c) Coordenação; Quando o exercício ocasiona o controle das contrações musculares em relação aos atos motores;
d) Equilíbrio; Quando o exercício obriga o corpo a retornar de forma rápida a sua posição após seu centro de gravidade ter sido alterado;
e) Agilidade; Quando o exercício físico exige uma complexa e grande quantidade de trabalho e é executado com um esforço relativo e quando a força é usada de maneira modesta;
f) Velocidade; Quando o exercício é realizado em sucessões rápidas de movimentos;
g) Flexibilidade. Quando o exercício obriga a uma movimentação natural das articulações e permite a maior ou menor amplitude dos movimentos.
As atividades físicas para crianças a partir de 6 anos são bem diferentes e mais complexas levando-se em conta que seu período das sensações intuitivas já passou. A criança entrou numa fase a qual a responsabilidade escolar aflora outras responsabilidades e desejos.
No “KEN-TAI BRASIL” nós trabalhamos e damos ênfase ao trabalho de respiração e oxigenação do cérebro e de todo os organismos, a seguir verão exemplos de exercícios de respiração utilizados nas aulas de “KEN-TAI BRASIL”, lembrando-se que estes exercícios podem e devem ser utilizados por pessoas de todas as idades, lhes proporcionado maior conforto e uma respiração espontânea e não forçada.
1. O fôlego emitido com som: Este exercício ensina a espirar lentamente contendo
o ar entre os lábios e os dentes para que os pulmões esvaziem-se lentamente e causando assim a reprodução espontânea da inspiração.
Sentados com as pernas cruzadas espiramos como que apagando uma vela, em
seguida inspiramos lenta e silenciosamente pelo nariz.
Inspiramos pelo nariz, seguramos as narinas e espiramos pela boca como que
apagando uma vela.
Com a boca fechada seguramos uma narina inspiramos pela outra e alternamos
para espirar, repetindo varias vezes, (inverter a alternância repetindo o mesmo número de vezes).
Segurar as narinas inspirando pela boca até encher os pulmões, espirar
lentamente pela boca.
Respiração invertida inspira pela boca e espira pelo nariz.
Segurando uma das narinas, inspira com a outra e espira pela boca, trocar de
narina e repetir o movimento o mesmo número de vezes.
Deitado no chão com as pernas dobradas inspira enchendo o abdômen e espira
esvaziando-o.
Ao inspirarmos devemos encher o abdômen utilizando o diafragma, esse exercício ajuda a preparar o atleta para o futuro uma vez que ele saberá respirar corretamente.
Na pratica do “KEN-TAI BRASIL”, ensinamos ao aluno uma técnica diferente de respiração que deve ser utilizada durante uma luta. Nesta técnica nós inspiramos normalmente e espiramos deixando sempre um pouco de ar como reserva para ser usado em caso de algum incidente. Ex.: Quando estamos lutando o contato com o adversário é inevitável, portanto se sofrermos um possível impacto em alguma região que prejudique nossa respiração como por exemplo no estomago, nós ainda teremos essa reserva de ar que nos ajudará na recuperação mais rápida de nosso fôlego. Além disso, essa reserva de ar pode evitar alguns danos internos uma vez que funciona como amortecedor de uma possível pancada.

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Quem sou eu

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Em 02/02/1994 na cidade de Juiz de Fora, comecei a criação do que podemos chamar de um dos mais novos estilos de luta e em 02/02/1996 após dois anos elaborando toda á matéria (combinação de técnicas) e pesquisa de nomes, eu Jéferson Dias da Cunha, dei inicio ao desenvolvimento das (12500)técnicas e denominei o estilo de “KEN-TAI BRASIL” (KEN =ATAQUE), (TAI =DEFESA), luta de contato e autodefesa. O “KEN-TAI BRASIL” foi criado após um profundo estudo de técnica que visa praticar o ataque e a defesa individualmente e logo após, em grupo com aplicação de cada detalhe evitando assim que o atleta pratique movimentos sem saber para que sirvam. O estilo “KEN-TAI BRASIL” também foi cuidadosamente elaborado para desenvolver a área psico-social como: memória, concentração, relacionamento com o grupo, interesse, equilíbrio, coordenação motora, lateralidade etc. O objetivo do “KEN-TAI BRASIL”, não é afrontar outros mestres, nem praticantes de outras artes marciais e sim dar aos atletas e pessoas interessadas em aprender algum tipo de luta, mais uma opção de acesso aos conhecimentos que a autodefesa nos proporciona.

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